MOSTRAS ESPECIAIS

 

 

 

MESTRE NADO 

 

"O SOM DO BARRO"

 

 

 

...um homem muito simples e que é um verdadeiro gênio na arte da cerâmica. Sua pesquisa mais importante é sobre instrumentos musicais. Ao lado de 4 filhos  criou o conjunto O SOM DO BARRO. Suas flautas são geniais! Infelizmente esse homem vive sem o reconhecimento merecido.

 

Rosa M. Pereira

 

Mestre Nado - Aguinaldo da Silva

 

Artesão e ceramista,  pernambucano de  Olinda - Pe,  sempre viveu de dar forma ao barro, com 56 anos de idade e mais de 50 na profissão, dedica sua vida ao ensino do manuseio da argila, divide seu tempo entre aulas para adolescentes no Centro Eulâmpio de Recuperação Humana e no Curso de Cerâmica do Atelier Espaço Aberto.

Quando criança brincava de fazer panelinha e boizinho com as sobras de barro da olaria próxima à sua casa. Profissionalizou-se ainda muito jovem, passando da cerâmica utilitária a esculturas de rara beleza.

Mas modelar o barro pareceu pouco para este inquieto artista. Além do aprimoramento de técnicas e da descoberta de materiais cerâmicos, ele descobriu também o "som do barro". Com muita imaginação passou a fazer instrumentos musicais, (sopro e percussão) inspirados em formas da natureza: pássaros, peixes e raízes. Essa pesquisa requer tanto sensibilidade musical, quanto domínio técnico de materiais, massas, pigmentos e queima. Assim, Mestre Nado,  manipulando a argila, experimenta formas e arrisca sonoridades, criando não somente instrumentos musicais, mas principalmente uma obra de arte inédita.

Ao lado de seus três filhos, Sara na percussão, Micael na maraca, Neemias no raco-raco, Mestre Nado e sua flauta compõem o grupo “O som do barro” que além de apresentações musicais realiza  oficinas itinerantes em escolas, colégios, feiras e festivais. Nesta oficina, os aprendizes, em contato com o barro, seus mistérios e possibilidades, aprendem a confeccionar instrumentos musicais, descobrindo dessa forma, o gosto pela escultura e pela música.

 

 

Atelier do Mestre Nado
Endereço: Rua Estepe 43, Caixa D'água - Recife 
Fone: 0xx 81 9121 3612
Fone/Fax: 0xx 81 - 3241.4842
Curso de Cerâmica do Mestre Nado 
Rua Dr. Machado, 849 - Campo Grande - Recife  
 
 

Flauta Peixe.

Agradeço a colaboração de Rosa M. Pereira de Recife - Pe,

psicanalista e aluna de Mestre Nado, que  gentilmente me concedeu a oportunidade de conhecermos a obra deste Mestre do Barro e do Som.

 

 

 

 

Wandecok

 

 

Wandecok, filho de Deodata da Conceição Lins de Almeida e Murilo Cavalcanti de Almeida, nascido aos 11 dias de dezembro de 1965, na cidade de Caruarú/Pe.

Começou a trabalhar com arte no ano de 1980 e desde então não parou mais, autodidata e com facilidade de absorver fotograficamente as figuras por ele estudadas nas igrejas e museus do estado de PE, começou a trabalhar na cidade de Tracunhaém-PE, onde desenvolveu um jeito simplificado de produzir com muita beleza as suas esculturas sacras barrocas, as quais levou aos museus de alguns estados Brasileiros e em diversos outros no exterior.

Wandecok tem participado de diversas exposições na Americana Latina e no Brasil, tendo sua obra em galerias como: Galeria da fundação Joaquim Nabucio-PE, Flatyme-C.Grande-MS. Algumas de suas peças já foram adquiridas por colecionadores em todo o país.

Hoje Wandecok, com reconhecimento nacional, produz suas obras para todo o mundo. Além de ministrar cursos em todo território nacional, também faz workshops em diversos atelieres e faculdades brasileiras.

 

 

                                                                                                                                                  Foto: Maria Alice Porto Rossi

 

 

Altura: 40 cm - 2005               Foto: Renato Wandeck  

 

 

 

Altura: 32cm / Largura:28 cm / Peso: 3,5 kg

 

Conteúdo programático: ESCULTURAS EM ARGILA

1- Apresentação
2- Reconhecimento da matéria prima, ferramentas e equipamentos
3- Como planejar e montar o projeto de uma escultura
4- Execução direcionada
5- Aulas praticas de: rostos e mãos - Princípios básicos de anatomia
6- Execução direcionada com correção
7- Avaliação parcial com acabamentos variados
8- Queima e seus processos de efeitos
9- Avaliação complementar
10- Encerramento com exposição e entrega dos certificados numerados e registrados em livro oficial do cartório de registro nacional.

 

Wandecok atualmente reside no Distrito Federal, próximo a Brasília, na cidade satélite de Planaltina,
onde confecciona, em seu ateliê, esculturas barrocas em arte sacra.
Tel: (061) 8132-4544          e-mail:
wandecok@gmail.com

 

Veja mais sobre o artista em: 

http://www.ceramicanorio.com/valeapenaconhecer/santeirosdobrasilparte7/santeirosdobrasilparte7.html